Saiba tudo sobre o reaproveitamento de água da chuva por calha

Essa é mais uma prática sustentável para contribuir com a economia de água da sua casa

A sustentabilidade é um tema que há muito tempo é debatido e apesar disso ainda se torna atual. Afinal, o aumento do consumo e, consequentemente, das contas para manter uma casa fez com que reaproveitar os recursos, como, água e energia, se tornasse uma alternativa viável. 

O reaproveitamento da água da chuva é um exemplo disso, seja por cisterna, bacias de amortecimento ou através de calhas, a prática contribui – e muito – para a redução da conta de água de várias casas. Por isso, hoje, trouxemos algumas dicas de como fazer o reaproveitamento de água da chuva por calha.

A calha é um canal por onde a água da chuva é captada, sua estrutura pode ser de diversas matérias-primas, como: PVC, latão, ferro, cobre e cimento. Localizada embaixo das telhas, a calha tem como função “coletar” a água da chuva e levá-la para o seu destino final, através do seu condutor. Após percorrer os tubos, a água é filtrada e desinfectada, por uma caixa coletora ou cisterna. Depois desse processo, a água pode ser reutilizada para regar plantas, lavar quintal, carro e limpar o chão da casa.

Além de possibilitar a reutilização da água da chuva, a calha também contribui para a diminuição do risco de alagamentos, corrosões e danificação da estrutura.

Mas como qualquer outra instalação, é necessário tomar alguns cuidados para que a calha funcione perfeitamente e desempenhe sua função de forma satisfatória. Por isso, atentar-se à limpeza regular e usar filtro, se possível, são práticas que contribuem para manter a calha sempre funcionando de maneira correta. Outro ponto é sua instalação que precisa ser realizada por um profissional capacitado, afinal, vários pontos precisam ser levados em consideração e milimetricamente calculados para fazer com que tudo corra da melhor forma possível.

Agora que você já sabe como reaproveitar água da chuva por calha, que tal instalar uma em sua residência e economizar ainda mais na conta de energia? Acesse o nosso site ou aplicativo e veja as opções disponíveis para você. 

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também