5 dicas para você instalar a sua pia de cozinha

Instalar uma pia de cozinha pode parecer complicado para quem não tem muita intimidade com as instalações hidráulicas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para lhe ajudar, confira!

Instalar uma pia de cozinha pode parecer complicado para quem não tem muita intimidade com as instalações hidráulicas. Pensando nisso, separamos alguns produtos importantes para auxiliar você nessa empreitada:

Antes da instalação, verifique:

  1. Registro – Certifique que o registro de água esteja fechado.
  2. Prepare todos os itens que irá utilizar – principalmente, fita veda roscaalicatechave inglesaesquadrofita adesiva, e, caso precise, furadeira e parafusadeira e serra copo.
  3. Proteja os móveis, eletrodomésticos e pisos – Antes de pôr a mão na massa, proteja tudo ao redor de onde irá instalar a pia.

Mãos à obra:

1º Passo

Antes de começar é importante ter uma base de como se deve fazer a instalação, por isso, leia o manual. Se estiver substituindo uma pia antiga, é necessário fazer uma marcação com lápis para ter um parâmetro na hora de instalar o seu novo móvel. Retire todos os objetos do armário e desconecte os acessórios elétricos. Logo após, com auxílio de uma chave inglesa ou alicate, solte a peça que prende o tubo conectado ao ralo da pia.

Mesmo quando a peça estiver frouxa, evite puxar de uma vez, isso porque é importante soltar a porca do lado oposto do sifão hidráulico. Em sequência, com a ajuda de um estilete ou uma faca, corte o selante aplicado para fixar a pia na bancada. Se desejar reaproveitá-la, tome cuidado para não cortar a superfície. A seguir, empurre a pia de baixo para cima, para desencaixar. Certifique que a saída de água esteja fechada e retire o sifão antigo, limpe o local onde a troca será feita com um pano úmido.

Prepare as ferramentas

2º Passo

Encaixe a pia nova no local desejado e veja se as medidas estão de acordo, caso esteja tudo certo, podemos passar para o próximo passo.

3º Passo

Nesta etapa serão instalados a torneira e o sifão, desse modo é fundamental ler as instruções do fabricante para que a instalação seja feita corretamente.

No primeiro momento, é necessário passar a fita veda-rosca na saída da válvula de escoamento (saída da pia). Para evitar problemas de vazamento, serão necessárias mais de sete voltas de fita.

Medir a distância do sifão até a parede, auxilia na instalação, a dica é usar a trena ou comparar a medida do sifão antigo com o novo. Se for preciso ajustar o tamanho, faça a marcação no sifão e corte com a serra. O mesmo pode ocorrer com o diâmetro do sifão, ele pode ser corrigido com o uso de um adaptador. Substitua o sifão, colocando o tubo virado para parede. Rosqueie a outra ponta do sifão na válvula de escoamento e aperte com alicate

4º Passo

Depois de todo esse processo é hora de aplicar o selante na parte debaixo da pia, e com agilidade encaixá-la no buraco, apertando as braçadeiras para que a pia fique firme. É natural que o excesso de selante se sobressaia, e para o acabamento é importante limpá-lo com um pano úmido. Deixe o produto secar por algumas horas, conforme indica o fabricante

Aprendeu como instalar sua pia de cozinha? Não é nada fácil, por isso recomendamos que contrate um profissional especializado nesses serviços, ou você pode danificar as instalações hidráulicas da sua cozinha.

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também