Dicas exclusivas: aprenda como instalar chuveiro sozinho

O seu chuveiro queimou e você não sabe o que fazer? Confira as nossas dicas que vão te ensinar como instalar chuveiro sozinho em casa.

Morar sozinho traz muitos benefícios para a vida, como a liberdade, tranquilidade de chegar à noite em casa e curtir o silêncio, e poder decorar tudo da forma que você quiser. Contudo, ao optar por ter o próprio lar, alguns problemas podem acontecer no dia a dia, como um chuveiro queimado, por exemplo. Mas o chuveiro não vai ser um problema para você, neste post vamos te ensinar como instalar chuveiro sozinho!

Comece escolhendo o chuveiro certo

Existem milhares de chuveiros diferentes, que você pode encontrar no site da Obrazul clicando aqui. Contudo, na hora da escolha do perfeito para o seu banheiro, você precisa se atentar a diversas coisas.

Quando for selecionar o seu chuveiro novo, precisa levar em consideração o seu bem-estar. Afinal, o banho é um momento de relaxamento e é importante que a sua ducha nova cumpra bem o papel dela. Por isso, atente-se à potência da água, tamanho do produto e a qualidade do seu material.

Agora, quando o assunto são as informações técnicas do produto, você precisa de um pouco de atenção. Isso porque, caso escolha a voltagem errada, por exemplo, pode acabar com um problemão nas suas mãos. Caso precise escolher um chuveiro elétrico, você tem que conferir a instalação elétrica da sua casa. Esse passo é importante, já que existem modelos de 127v e 220v.

Contudo, também pode analisar alguns outros detalhes técnicos do seu produto, como:

  • Itens mais técnicos, como a compatibilidade do produto com o cabeamento da sua casa;
  • Potência do chuveiro em watts, que vão definir a sua potência na hora de aquecer a água;
  • Você também precisa saber a potência da água da sua casa, se a construção não conta com uma boa pressão de água, você deve optar por uma ducha pressurizada com um espalhador de água mais amplo;
  • A economia também é um ponto importante, por isso, leve em consideração o consumo de energia elétrica do produto.

Quais ferramentas você vai utilizar?

Na hora de colocar a mão na massa e começar a instalar o seu chuveiro, você precisará de diversas ferramentas. Para te ajudar nisso, trouxemos uma lista de ferramentas e materiais que você precisa ter à mão na hora de colocar o seu chuveiro no lugar. Confira agora mesmo:

  • Chaves philips, de fenda e de teste;
  • Fita veda rosca e fita isolante;
  • Escada;
  • Alicate;
  • Chuveiro da voltagem certa, mangueira e chuveirinho;
  • Cano para chuveiro;
  • Suporte da mangueirinha;
  • Redutor de pressão.

Passo a passo de como instalar um chuveiro elétrico

Pode parecer bem simples instalar um chuveiro, afinal, muitos pensam que “é apenas conectar tudo e está pronto”, certo? Na verdade não! Existem diversos cuidados que você precisa tomar na hora de conectar a sua ducha para que nenhum problema aconteça. Para te ajudar nisso, preparamos um passo a passo de como instalar um chuveiro elétrico COM SEGURANÇA. Confira!

1º passo: desligue a energia do banheiro e o registro de água

Você não quer tomar um choque, né? Para evitar isso, precisa começar a instalação do chuveiro desligando a corrente elétrica do seu banheiro. Para isso, vá até o quadro de energia da sua casa e desligue a chave correspondente ao banheiro que irá trabalhar. Após desligar o disjuntor, confira se o banheiro está mesmo sem energia. E, também, desligue o registro de água da casa.

Caso não saiba a chave certa, é melhor desligar todas a ficar tentando a sorte. Além disso, você precisa deixar todos em casa avisados para que ninguém religue a energia ou escrever um bilhete e deixar pregado na frente do quadro de energia: “NÃO RELIGUE A ENERGIA”. Assim, é mais fácil evitar qualquer problema no meio do caminho.

2º passo: pode fixar o chuveiro

A instalação do chuveiro na parede é até simples, contudo, são necessários alguns cuidados. Antes de encaixar a ducha, dê uma limpada na rosca da parede, passe a fita veda rosca no sentido horário, fazendo aproximadamente 8 voltas. Após isso, pode rosquear o braço do chuveiro na parede, se assegurando de que está bem firme. E, por fim, verifique se ele está alinhado para que a água tenha uma boa queda de água.

3º passo: instale o redutor de pressão

Como a pressão da água varia dependendo de cada imóvel, esse é um passo adicional. Caso a pressão da água da sua casa ou apê seja muito forte, você precisa instalar este produto para evitar que o seu chuveiro seja danificado pela água de acordo com o tempo, assim, ele tende a ter uma durabilidade bem maior.

O redutor de pressão é parecido com um disco com um pequeno furo no centro, que é instalado na entrada de água no equipamento. Isso vai ajudar a diminuir a pressão da água que chega até o interior do chuveiro, o protegendo.

4º passo: faça a conexão elétrica

Nesta parte, você precisa ter muito cuidado e ter 100% de certeza de que a energia foi desligada. Para começar, verifique se a bitola do fio de alimentação e o disjuntor são da mesma potência. Além disso, identifique se o fio terra está devidamente conectado ao sistema de aterramento da sua casa.

Você deve colocar o cabo do chuveiro no primeiro parafuso. Já no parafuso central, você instala o fio terra. Comumente, o cabo do aterramento é verde. Para fixar bem seus fios, utilize uma chave philips. Do outro lado, parafuse os cabos de alimentação e, no centro, o outro cabo de aterramento. Lembre-se de isolar bem os fios com uma fita isolante.

Contudo, caso não se sinta seguro em fazer essas conexões, é válido contratar um eletricista. Ele vai saber fazer todas as conexões de uma maneira mais segura.

5º passo: instale os acessórios, dê o acabamento e teste

Para garantir que seu chuveiro está completo, instale todos os acessórios, como chuveirinhos, cano e suporte. Após fazer essa instalação, comece a dar o acabamento, ocultando a fiação com alguma caixinha voltada para o propósito, que vão os proteger da umidade e dar um visual mais clean ao seu banheiro.

Depois de dar o acabamento, é hora de fazer o teste do chuveiro. Vá até o quadro de energia e ligue os disjuntores. Então, abra a água no modo frio para testar o funcionamento do mesmo e, em seguida, feche. Para testar a temperatura, ajuste-a e reabra o registro do chuveiro, tomando certa distância para não ocorrer nenhum problema.

Agora está pronto! Você já pode aproveitar o seu banho. E já sabe, para comprar todos os produtos para o seu banheiro ou casa no geral, é só correr para o site ou app da Obrazul, o delivery de construção que resolve a sua vida. Para isso, basta clicar no botão abaixo e acessar nosso site.

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também