Decoração: Como transformar o ambiente com as cores?

As cores ajudam a decorar, dar estilo e ampliar os espaços. Leia este post e descubra como transformar o ambiente com as cores!

A presença das cores muda totalmente o ambiente, não é mesmo? Seja em um quarto totalmente branco ou uma sala supercolorida, dá perceber como as cores interferem na decoração, deixando-a mais alegre, sofisticada ou clean. Além das cores, as texturas e estampas também podem influenciar na composição do ambiente, provocando sensações e percepções diferentes.

Os adeptos da cromoterapia utilizam as cores para transformar os ambientes, para eles as cores não só influenciam no equilíbrio da casa, mas podem auxiliar no tratamento de saúde. Já na decoração, as cores costumam ser utilizadas para dar estilo ou amplitude para um espaço. O branco nos ambientes, por exemplo, traz calma e prazer, além de dar uma sensação de limpeza e potencializar as demais cores.

As cores e sensações

  • Verde: Aplicada no chão, a cor remete a natureza. Por não incidir muita luz, acalma o ambiente.
  • Azul: Os tons claros transmitem serenidade, já os escuros dão ideia de autoridade e são indicados para escritórios ou ambientes de mais seriedade.
  • Laranja: Traz sensação de conforto, estimula o apetite e é utilizado em cozinhas e salas de jantar.
  • Vermelho: A cor fornece uma sensação de esquentar o ambiente, além de ser energética e vibrante.
  • Amarelo: Indicado para trazer luz para espaços mais escuros, a cor é reconhecida por ser animadora e inspiradora. Em pisos pode gerar a sensação de avanço.

As cores podem ressignificar os ambientes e levar harmonia, personalidade e estilo para a sua casa. Agora que você já sabe o significado das cores, que tal colorir sua casa? Mas, antes de comprar as latas de tintas se atente com:

Analise os espaços da casa

Observe o ambiente que você quer pintar, os tons dos móveis, os objetos de decoração, ou seja, tudo que pode influenciar na decoração. As cores devem combinar com o mobiliário que você já possui.

Qual a sua cor favorita?

Considere utilizar as cores favoritas de quem vive na casa. Cada pessoa tem uma reação diferente aos tons e intensidades das cores, não adiante colorir a casa com uma cor que o morador não se identifica.

Efeitos das cores

Como já foi citado, cada cor produz uma sensação diferente, portanto é fundamental adequá-las aos ambientes de acordo com os efeitos que são produzidos. As cores mais frias, acalmam e ajudam a descansar, por isso seu uso é indicado nos quartos e nos ambientes de relaxamento. Desse modo, deve-se evitar cores mais vibrantes ou quentes em quartos e lugares de descanso.

Iluminação da casa

Ao aplicar a tinta, tenha em vista a iluminação do ambiente. Já que a luz pode alterar as cores, as lâmpadas brancas, por exemplo, clareiam as tonalidades, por outro lado as amarelas podem intensificar e esquentar as cores.

Círculo Cromático

O círculo cromático utilizado pela arquitetura e design auxilia a você identificar a melhor combinação de cores. Na versão mais simples, o círculo de cores é formado por 12 cores: as três primárias (amarela, vermelha e azul); as três secundárias (laranja, verde e roxo); e as seis terciárias (amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, vermelho alaranjado, vermelho arroxeado, azul arroxeado e azul esverdeado). Com a ferramenta, é possível identificar quais as cores complementares (as que estão opostas no círculo), análogas (tons que estão lado a lado), e outras combinações.

Considere a localização do imóvel

A sua casa fica na cidade ou no campo, as escolhas das cores podem ser influenciadas pelo contexto de onde está localizada, seja pela presença da natureza ou pela falta dela.

Defina a área a ser pintada e busque inspirações

Defina se você vai pintar uma parede, meia parede ou todo o cômodo, a primeira opção pode ser mais segura e deixa a sua casa um pouco mais harmoniosa. Por isso, antes de se arriscar procure inspiração, reúna fotos de ambientes com as cores que você deseja pintar. As referências da vida real, vão te dar uma ideia de como combinar as cores e deixar o seu ambiente mais agradável.

Busque um profissional

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a escolha da cor ideal para sua casa, procure um profissional do ramo, um arquiteto ou um designer de interiores.

Temos tudo para colorir sua casa!

Na Obrazul, você encontra tudo o que precisa para construir e reformar. Isso inclui os componentes para te ajudar a deixar a sua casa colorida. Dá uma olhada na nossa plataforma e compre tudo o que precisa e a gente entrega tudo na sua casa!

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também