Planejamento de obra: confira 7 dicas para montar o seu

O primeiro passo para garantir que tudo dará certo na sua reforma ou construção é fazer um bom planejamento de obra.

No planejamento da obra que você irá definir as etapas e fases da construção. Também é nessa fase que irá realizar a combinação de diversas atividades indispensáveis para que a obra dê certo, como a divisão do orçamentocronograma e a procura pelos diversos profissionais necessários no andamento do projeto.

Dessa forma, pode se entender que o seu planejamento de obra funcionará como um guia que te ajudará durante todo o andamento do projeto. A partir desse planejamento você poderá fazer estimativas e previsões de entrega, identificar impactos e ter uma visão geral de tudo o que já aconteceu e ainda tem que acontecer na obra. Assim, as chances de se esquecer de algo importante no meio do caminho diminuem muito.

Pensando em te ajudar a evitar dores de cabeça no meio da sua obra, trouxemos algumas dicas importantes para que você possa montar o seu planejamento de obra. Além disso, contamos quais são os problemas mais comuns que ocorrem quando começamos um projeto sem um planejamento bem feito. Continue a leitura e fique por dentro desse assunto agora mesmo!

Falta de planejamento de obra: problemas comuns

Como dissemos anteriormente, a falta de um planejamento de obra pode causar diversos problemas no meio do caminho, te gerando muitas dores de cabeça. Segundo uma matéria publicada na Revista Exame, a falta desse planejamento prejudica muitas obras no Brasil.

Conforme afirmado pela reportagem, os brasileiros costumam dedicar pouco tempo a essa parte crucial do projeto. De acordo com o artigo da revista, em países mais desenvolvidos, é realizada toda a elaboração do planejamento de obra, a montagem de cronogramas, construção dos projetos e a definição dos
custos. Em certos casos, nesses países, o tempo de planejamento pode representar até 50% do período total do projeto. Assim, é possível evitar diversos problemas comuns às obras, como:

  • Desperdício de materiais;
  • Falta de controle do orçamento geral do projeto;
  • Mão de obra insuficiente ou demasiada;
  • Falta de maquinários necessários;
  • Falta de controle do tempo de execução do projeto;
  • Desorganização nas etapas da obra;
  • Etapas esquecidas no meio do caminho.

Portanto, podemos entender que a falta de um planejamento de obra eficiente pode gerar muitas dores de cabeça no meio do caminho. Por isso, precisamos dedicar mais tempo a essa parte do
projeto. Contudo, como podemos fazer um planejamento de obra eficaz para evitar erros? Neste conteúdo, contamos isso para você. Continue a leitura e confira agora mesmo!

Confira as 7 dicas para montar seu planejamento:

Agora que você já sabe como o planejamento de obra é importante para que o seu projeto ocorra bem, vamos falar melhor sobre como fazer isso. Abaixo, listamos 7 dicas indispensáveis para você montar o seu planejamento de uma forma assertiva, a fim de evitar problemas futuros no seu projeto.

O planejamento de obra ajuda a evitar problemas no meio do caminho.

Confira agora mesmo todas as dicas que separamos para você!

1. Liste todas as etapas da obra

Sem sombra de dúvidas, uma das primeiras coisas que você precisa fazer é elencar e listar todas as etapas necessárias para que o projeto seja entregue 100% pronto na data correta. Nesta parte, vale também definir o que será feito em cada etapa, o tempo estimado para cada uma e qual é essa etapa, como, por exemplo:

  • 1ª etapa – Estrutura – 2 meses: Fundação; Pilares; Vigas; Laje.
  • 2ª etapa – Alvenaria – 1 mês: Paredes; Muros; Alicerces.
  • 3ª etapa – Acabamento – 1 mês: Assentamento; Elétrica; Pintura; Vidraçaria; Marcenaria.

Além disso, vale ressaltar que a separação por etapas pode ser mais detalhada. Ao invés de separar em três etapas, como fizemos acima, você pode considerar cada parte separadamente, listando tudo o que precisa ser feito na obra em ordem, em uma lista e ir dando “checks” a partir da entrega daquela parte do projeto. Se seguir a lista, é importante definir um tempo médio para que aquela etapa seja concluída, seguindo o tempo total de entrega do projeto.
Fora isso, vale definir uma margem de tempo de segurança entre cada etapa do projeto, deixando um tempo de folga. Por exemplo: se precisa entregar o projeto em 1 ano, defina os prazos do planejamento com previsão de entrega em 10 meses. Assim, caso alguma etapa acabe atrasando, você ainda tem um tempo de folga para se reorganizar, sem estourar o tempo limite do projeto.

Obs.: O período de tempo que definimos por etapa é fictício.

2. Organize todas as atividades e serviços necessários

Quando você sabe tudo o que precisa ser feito na obra? Depois de listar todas as etapas do início ao fim, tire um tempo para analisar quais os serviços você precisará contratar, organizar todos pela ordem de
execução, definindo margens de segurança de tempo. Nessa parte, vale listar todos os serviços e profissionais que precisará para a conclusão da obra.

3. Faça um levantamento quantitativo

Depois de realizar as etapas anteriores, é necessário quantificar cada serviço que você precisará. Mas como assim? Bom, na etapa anterior, você definiu quais serviços precisará contratar. Nesta parte do planejamento, você precisa ver quantos profissionais de cada serviço precisará. Por exemplo: 10 pedreiros; 2 mestres de obra; 1 engenheiro; 3 pintores; 2 marceneiros.

Obs.: O número de profissionais necessários que definimos é fictício.

4. Defina os custos diretos

Depois de definir todos os serviços que vai precisar para concluir sua obra, e a quantidade de profissionais necessários para isso, está na hora de fazer o cálculo dos seus custos diretos.
Esses são aqueles custos que serão “únicos”, afinal, como definiu o número de profissionais e as etapas, pode calcular todo o custo com os serviços. Além disso, nessa parte de custos diretos, você precisa incluir os maquinários e equipamentos necessários para a obra.

Obs.: Vale ressaltar que alguns profissionais recebem por diária ou hora, podendo variar os custos.

5. Crie o seu cronograma físico

Lembra do primeiro passo que trouxemos aqui para você? Bom, essa parte é bem parecida com ele, mas garante uma funcionalidade diferente. No seu cronograma físico, você precisa colocar as etapas da obra e o tempo estimado para cada uma delas ser executada, assim como o tempo que cada “subetapa” leva para ser cumprido, além da lista dos profissionais que estão sendo necessários naquela etapa em questão. Assim, você tem o controle geral do que está
acontecendo no projeto, se os prazos estão sendo cumpridos e os possíveis imprevistos que podem gerar custos.

6. Elabore o cronograma financeiro

Como uma obra não pode ser 100% prevista, é necessário montar um cronograma/planejamento financeiro para facilitar todo o controle de gastos no projeto. Nele, você faz o controle de gastos com maquinários, materiais e profissionais por etapa da obra, assim, fica mais fácil se organizar financeiramente para ter o orçamento necessário naquele momento, já que não é muito indicado fazer todos os pagamentos de uma vez.

7. Organize-se para adquirir os materiais aos poucos

Bom, depois de fazer todo o planejamento com as nossas dicas, já pode começar a se organizar para começar o projeto. Contudo, tem mais uma etapa/dica que você precisa conferir para não ter problemas com desperdício no meio da obra. COMPRE SEUS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO AOS POUCOS.

Por mais que queira se organizar para não ficar fazendo compras toda hora, vale mais fazer algumas compras pontuais e organizadas do que comprar tudo de uma vez e ter muita sobra de material no final. Vale ir controlando o seu estoque e estimando a quantidade que precisará comprar, sempre comprando um pouco a menos e repondo em caso de necessidade.

Obrazul: temos tudo para a sua obra

Independentemente de qual etapa da obra você está, em nosso marketplace você encontra todos os materiais de construção civil necessários para concluir o projeto. Vale lembrar que, além de termos tudo o que você precisa, o nosso serviço é delivery, ou seja, entregamos os materiais que você precisa na localização que você desejar, facilitando todo o processo.

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também