Reforma: 6 dicas para transformar sua casa

Leia antes da sua reforma! Separamos dicas práticas que unem estética, conforto e funcionalidade para sua reforma.

Nossa casa é o nosso pedaço do paraíso! Não é à toa que todo mundo sonha com um ambiente confortável, aconchegante e com a nossa cara. Com dicas práticas você pode transformar a sua casa em um lugar acolhedor e sem gastar muito. Vale ressaltar que estética, conforto, funcionalidade e bem-estar caminham juntos, por isso não adianta ter uma casa linda, mas sem conforto ou funcionalidade.

1ª Dica: Detalhes técnicos

Meça os espaços! Não acredite na frase “eu acho que cabe”, antes de qualquer mudança é importante medir os cômodos da casa e os móveis. Parece simples e até óbvio, mas esse tipo de cuidado garante que o novo mobiliário passe pelas portas, corredores e todos os espaços da casa ante de chegar no ambiente que irá ocupar. Outro detalhe que as vezes passa despercebido são pontos elétricos e hidráulicos. Ao planejar o novo layout, é importante ficar atento aos detalhes estruturais e caso necessário buscar orientações de profissionais.

2ª Dica: Aproveite os espaços

Garantir a fluidez dos espaços é muito importante para tornar o ambiente confortável e facilitar o acesso a todos os cômodos, objetos e móveis da casa. Por isso, certifique que os móveis e objetos da casa estejam distribuídos com uma distância confortável e que deixem as passagens com uma circulação mínima de 60 centímetros.

3ª Dica: Aproveite o sol e mantenha o ambiente ventilado.

Além de economizar energia, usar a luz natural é uma maneira de melhorar o bem-estar físico e mental. Desse modo a iluminação artificial só será utilizada para complementar a iluminação natural. Portanto, antes de comprar lustres, luminárias e abajures, verifique qual a função dos cômodos e observe como é a iluminação natural de cada ambiente.

Outro ponto importante é a ventilação dos ambientes, avalie o estado de conservação das janelas e se é necessário trocá-las ou fazer alguma manutenção, ninguém merece vidro trincado ou porta emperrada. Ao definir as posições dos móveis, considere a circulação do ar e como essa pode danificar os objetos.

4ª Dica: Use e Abuse das cores!

Cor é vida! As cores são complementares à iluminação e podem influenciar no nosso humor. Cores frias, por exemplo, criam uma atmosfera relaxante e refrescante, enquanto cores quentes tornam o ambiente acolhedor e aconchegante.  Compreender as funções de cada cor ajuda a alcançar o efeito desejado para cada ambiente.

5ª Dica: Do it Yourself – faça você mesmo!

Que tal reformar aquele móvel antigo com um bom DIY (Do it yourself)? Dá para pintar, trocar as maçanetas, encapar com tecidos ou reformar por completo.  A internet está cheia de tutoriais para dar aquele tapa no visual dos seus móveis, sempre com sugestões criativas e fáceis de se fazer. Peças criadas por nós, além de serem únicas, carregam a nossa energia, contam um pouco da nossa história e ajudam a deixar a casa com a nossa cara.

6ª Dica: Sua casa é a sua cara!

Personalize os ambientes, coloque sua identidade em cada canto da sua casa, é sempre bom ter ambientes que reflitam os gostos e hábitos de quem vive ali. Ninguém precisa se prender a o que está na moda ou estampado nas revistas de decoração. Aposte em mudanças possíveis, muitas vezes por questão financeira, não é possível mexer na estrutura da casa, por isso a dica é alterar os detalhes. Dessa forma, de maneira simples e barata, você consegue dar novos ares à decoração.

Temos tudo para colorir sua casa!

Na Obrazul, você encontra tudo o que precisa para construir e reformar. Isso inclui os componentes para te ajudar a reformar a sua casa. Dá uma olhada na nossa plataforma clicando no botão abaixo e compre tudo o que precisa e a gente entrega tudo na sua casa!

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também