Telhado de casa: aprenda a escolher a telha

Na hora de escolher a telha certa para o telhado de casa, algumas dúvidas podem aparecer. Neste conteúdo, esclarecemos todas. Confira agora!

Na hora de reformar ou construir o telhado de casa, é fundamental escolher os produtos certos. Cada parte é importante e na hora de escolher as telhas não seria diferente, não é mesmo? Por isso, nós separamos algumas dicas para escolher a melhor opção de telhado para evitar dores de cabeça. Confira mais!

Principais problemas com o telhado de casa

Durante a execução de telhados, qualquer falha no projeto pode gerar enormes problemas para a obra no geral. Isso ocorre principalmente pelo fato de que alguns profissionais que atuam no ramo da construção civil não passam por ensinamentos completos em relação a construção de telhados.

Outra questão que é de extrema relevância no assunto, é a problemática de não haver uma distinção entre os profissionais da área, onde existem aqueles que possuem uma formação para lecionar, mas não tem uma experiência prática. Tais questões implicam na devida atenção dada pelos profissionais que dependendo da situação, no caso pela deficiência de atenção aos telhados é que pode desenvolver problemas como infiltração, entupimento e outros.

Transbordamento de água

Apesar de ser um problema comum, muitas pessoas se referem a ele como “vazamento de água”. Segundo o engenheiro, Roberto Massaru Watanabe, consultor em segurança, conforto e habitabilidade das edificações, o vazamento de água é um problema que ocorre na parte hidráulica da construção.

Já o problema que ocorre no telhado tem como nome correto transbordamento de água. O problema é causado pelo dimensionamento incorreto da calha – material que serve como complemento, principalmente do telhado, a fim de escoar a água. Quando colocado de forma incorreta, não realiza a sua função.

Infiltrações

Outro problema que pode estar relacionado com o ponto tocado anteriormente, são as infiltrações. O problema surge por conta da má vedação das telhas. Qualquer que seja o tamanho do espaço, está sujeita às penetrações de água e chuva.

Como qualquer fenômeno da natureza, a chuva também não tem um critério e, dependendo da intensidade e da direção que cair, pode agravar ainda mais o problema. Por isso, é preciso escolher bem os produtos para o seu telhado, seja na hora da seleção das telhas ou dos impermeabilizantes.

Como a impermeabilização ajuda?

Usado para tentar solucionar o problema anterior, a impermeabilização pode até diminuir as infiltrações. Porém, dependendo da forma que for realizada, pode gerar a falta de arejamento e aquecimento do espaço. Como são encaixadas umas sobre as outras, as telhas conservam um espaço responsável pela circulação de ar. Quando a impermeabilização ocorre de forma incorreta, acaba comprometendo este espaço, o que resulta em um ambiente quente.

Como escolher o telha certa para o seu telhado de casa

Como já dissemos aqui, a escolha do telha afeta diretamente no resultado de transtornos causados pela má colocação do telhado, mas como escolher o telhado certo? Confira agora os critérios de para selecionar o telhado certo e afastar da sua construção problemas causados pela negligência com o telhado. 

A primeira coisa que você precisa saber é que cada telha entrega um resultado diferente e, claro, serve para um objetivo. Por isso, é preciso selecionar com muito cuidado qual vai utilizar para a sua casa. Afinal, caso não seja a mais indicada para o seu caso, isso pode causar muita dor de cabeça, desconforto em casa e, claro, dá muito trabalho para trocar tudo. 

Contudo, é possível escolher a telha certa conhecendo bem cada tipo de material e suas principais qualidade. Por isso, neste post trouxemos uma lista com 3 tipos de telhas de materiais diferentes e explicamos os benefícios e indicações de cada uma delas, assim como damos dicas de produtos Obrazul. Continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Telha de cerâmica

Sendo provavelmente uma das mais conhecidas, a telha de cerâmica é a mais comum na maior parte das casas brasileiras. Também chamado de telha de argila, esse tipo de produtos tem uma das maiores durabilidade e resistência, ela pode durar muito tempo sem sofrer nenhum tipo de avaria pela chuva, sol ou ventania. Além disso, esse é um tipo de telha dentre os mais antigos e acessíveis.

Dentre as vantagens da telha de cerâmica temos:

  • Aparência bem variada: te permite escolher entre diferentes tipos de visuais, como o italiano ou o espanhol tradicional. Além disso, ela ainda pode ser feita de forma a se parecer com placas de madeira ou outros materiais;
  • Garante isolamento térmico: a argila, quando queimada/cozida, possui um excelente poder de isolamento térmico. Isso garante que a telha atue tanto impedindo a passagem do calor quanto do frio, mantendo um clima mais agradável no interior da casa;
  • Não varia muito o volume: uma vantagem muito interessante das telhas de cerâmica está na sua estabilidade de volume. Isso ocorre porque quando a argila é submetida à temperagem certa, poucos casos de expansão térmica e por umidade ocorrem após;
  • Absorve melhor a umidade: devido à sua estrutura mais porosa, a telha de cerâmica tem um poder de absorção da umidade melhor, eliminando tudo o que absorveu depois.

2. Telha de PVC

Sendo uma das mais recentes, a telha de PVC vem com inúmeras vantagens e opções de formato para que você possa escolher o estilo que mais se adequa à estética que busca para a sua casa. Além disso, uma característica muito interessante deste tipo de telha está no seu peso, afinal, são muito mais leves do que a maior parte das outros. Contudo, mesmo com seu baixo peso, esse tipo de telha é bem resistente ao vento e também ao fogo. 

Confira algumas vantagens da telha de PVC: 

  • Alta resistência ao calor: algumas pessoas acreditam que, por ser de PVC, esse tipo de telha não é tão resistente ao calor, o que é um grande equívoco. Esse tipo de produtos garante um bom isolamento térmico, entregando conforto para sua casa
  • Não propaga chamas: devido à sua resistência ao fogo, as telhas de PVC garantem muita segurança para a sua casa por não propagarem as chamas e, assim, impedir incêndios. 

Agora que já conhece melhor todas as vantagens da telha de PVC, temos dois produtos top de linha para te indicar. A primeira é a telha Plan de cerâmica PVC, da Precon, que é produzida à base de uma resina de alta tecnologia, um sistema mais leve e garante um ótimo acabamento, por se parecer com telhas de cerâmica. Outra opção é a telha translúcida Ondafort, da Fortlev, que ajuda a diminuir o consumo de energia por permitir maior passagem da luz solar.

Com formato que imita as telhas de cerâmica, este produto entrega estética aliada à funcionalidade.

3. Telha de PRFV

As telhas translúcidas produzidas de PRFV são uma solução mais sustentável, que ajuda muito na redução do consumo de energia elétrica por meio do aproveitamento da luz natural. Além disso, esse tipo de telha ajuda a evitar o aquecimento excessivo no interior de casa, entregando um melhor conforto térmico.

Conheça mais algumas vantagens desse tipo de telha: 

  • Evita o aquecimento interno: esse tipo de telha entrega alto conforto térmico durante o dia a dia; 
  • Diminui o consumo de energia: devido ao fato de serem “transparentes”, esse tipo de telhas permitem a passagem de luz solar, tirando a necessidade de ficar com as luzes de casa acesas o dia todo, economizando energia elétrica.

Um produto incrível desse tipo de material é a telha Ondafort, que é uma solução muito sustentável para ter em casa, que é muito leve, dispensando estruturas mais fortes para a instalação. Outro produto que precisa conhecer é a telha Ondalev, que, assim como a citada anteriormente, é mais leve e garante toda a passagem de luz para a sua casa.

Permite a passagem de luz durante o dia, diminuindo o consumo de energia

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também