Bioarquitetura: projetos mais sustentáveis com economia e harmonia com ecossistema

A bioarquitetura proporciona conforto, qualidade, funcionalidade e beleza às construções, os projetos são similares aos ambientes naturais, trazendo economia e harmonia para o ambiente.

Bio significa “vida” e, quando prefixada ao lado da palavra “arquitetura”, entendemos que os projetos são feitos de uma maneira diferente da convencional. Além de proporcionar conforto, qualidade, funcionalidade e beleza às construções, os projetos acabam sendo similares aos ambientes naturais em que estão inseridos, trazendo economia e harmonia para o ambiente.

Aproveitar o clima, a luminosidade e até a acústica da região são algumas das características da bioarquitetura, que tem como prioridade reduzir o consumo de energia e climatização, valorizando sempre o que é natural e disponível naquele local, contribuindo para a redução dos gases emitidos e não provocando grandes mudanças no ambiente.

Do projeto à construção

Uma das partes mais importantes é o projeto, afinal, é a partir dele que a obra vai começar. Além de analisar o local em que a casa será construída, é importante ficar atento também aos materiais já disponíveis na região para que sejam utilizados, como: pedras, madeira, árvores, entre outros, o que chamamos de arquitetura vernacular.

Outro ponto importante ainda fazendo o projeto é saber o clima da região para conseguir adequar e fazer com que a climatização natural prevaleça. Por isso, saber sobre o sol, direção do vento, entre outros é muito importante para que o projeto de bioarquitetura seja eficiente, pois, com essas informações, é possível adotar soluções inteligentes e práticas para o local.

Tecnologia e sustentabilidade

Que as construções sustentáveis estão ganhando cada vez mais espaço, isso não é novidade. E, alinhado a isso, vem a tecnologia, que, a cada dia, traz mais qualidade e agilidade para as obras. Começando pelas soluções que contribuem para a gestão da obra, controle de materiais, atividades, entre outros. Tudo isso ajuda a diminuir o desperdício e o retrabalho, fazendo com que a produtividade aumente, os custos sejam reduzidos e a qualidade superada.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a bioarquitetura e como ela impacta positivamente nos projetos, que tal adicionar nos seus essa nova modalidade? Sustentável e contribuindo tanto para o bolso quanto para o meio ambiente, é uma tendência que veio para ficar! 

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também