Como proteger a sua casa da umidade

Com as baixas temperaturas, os ambientes tendem a ficar mais fechados para que a casa permaneça sempre quente. Porém, com tudo fechado na parte de dentro e chuva e umidade do lado de fora, acabam propiciando o surgimento de mofo, bolor e ácaros.

Quando pensamos em construir um imóvel, levamos diversas coisas em consideração. Além de toda parte elétrica, hidráulica e estrutural, também é importante lembrar de soluções que podem mitigar ou eliminar algumas intercorrências, como, por exemplo, a umidade. Sabemos que, em climas frios, a casa costuma ficar mais úmida por conta da chuva e umidade do ar. Por essa razão, é primordial proteger tanto as áreas internas quanto externas da residência.

Mas antes de começarmos a falar sobre como proteger esses ambientes, vamos entender alguns outros pontos.

Por que é importante proteger a casa da umidade?

Com as baixas temperaturas, os ambientes tendem a ficar mais fechados para que a casa permaneça sempre quente. Porém, com tudo fechado na parte de dentro e chuva e umidade do lado de fora, acabam propiciando o surgimento de mofo, bolor e ácaros. 

Isso prejudica, além da estrutura da casa, a saúde de seus moradores, que podem desenvolver alergias e outros tipos de doenças. Além, é claro, de ser bastante custoso. Estima-se que, caso a residência tenha problema de infiltração ou aparecimento de alguns dos problemas citados acima, o gasto médio para resolver é de 15% do valor da obra.

Como proteger a casa da umidade?

Uma das formas de proteger a residência e evitar qualquer tipo de problema com umidade é fazendo impermeabilização. Esse método impede que a água passe da superfície e cause infiltração, corroa o concreto e, até mesmo, deixe a estrutura do imóvel instável.

Como escolher o melhor impermeabilizante?

Para saber qual o melhor impermeabilizante para cada parte da casa, é importante, primeiro, avaliar a estrutura do imóvel e, claro, dividir os ambientes externos e internos. Afinal, cada impermeabilizante possui uma especificidade e é próprio para cada local.

Alguns são feitos especialmente para ambientes externos e úmidos. Já outros, para ambientes internos e, de quebra, ainda contribuem para a saúde, ajudando ao não aparecimento de fungos, por exemplo.

É importante também contar com uma ajuda especializada, pois, nada melhor do que um especialista da área para entender e saber o que é realmente necessário utilizar naquele local. 

Gostou da dica?

Claro que, depois que você souber o melhor impermeabilizante para a sua casa, basta acessar o nosso site ou aplicativo e adquirir o seu. Na Obrazul você encontra tudo para a sua obra e reforma!

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também