Conheça os tipos de fios e cabos para a sua instalação elétrica

A instalação elétrica é uma das partes mais importantes de um projeto, afinal, é ela que vai fazer com que toda a iluminação e os itens que precisam de eletricidade funcionem corretamente.

A instalação elétrica é uma das partes mais importantes de um projeto, afinal, é ela que vai fazer com que toda a iluminação e os itens que precisam de eletricidade funcionem corretamente. 

E, você sabia que os materiais elétricos correspondem a 55% do custo da obra? Por isso, é importante que tudo seja feito de forma assertiva para evitar gastos desnecessários e, claro, assegurar que aquela instalação será feita da forma certa, evitando, assim, curto-circuito, acidentes elétricos e quedas de energia.

Do que é composta uma fiação elétrica?

A fiação é composta por fios e cabos, sendo, o primeiro, um fio metálico e rígido e o segundo, que são vários fios finos retorcidos e flexíveis. 

O fio é bem mais fino que o cabo, por exemplo, ou seja, ele pode se romper com facilidade. É utilizado em instalação que não precisa de muita movimentação ou dobra.

Já os cabos, como falamos acima, são mais flexíveis, podem ser movimentados com facilidade e são utilizados para locais com tendência a dobra.

Conheça os tipos de  fios e cabos elétricos

Fio sólido: esse fio é muito utilizado em chuveiros, tomadas e nas residências em geral. Feito de PVC, ele faz com que a eletricidade vá para outros materiais;

Cabos flexíveis: esses, podem ser usados tanto nas residências quanto em grandes empresas, por exemplo. Importante lembrar que quanto maior a espessura, maior a capacidade de isolamento;

Cabos paralelos: ideais para pequenos objetos, como abajur, lustres, esses cabos também são de fios de cobre e são muito flexíveis, resistentes e seguros.

Agora que você já sabe a diferença entre fios e cabos, que tal escolher o melhor para a sua residência e fazer uma instalação segura?

Através do nosso site ou app você encontra tanto produtos quanto profissionais capacitados para a sua instalação elétrica! Acesse e confira.

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também