Descubra o que é e para que serve a resina

Muito utilizado na construção civil, pode ser encontrado de forma abundante na natureza e é extraída das árvores.

Você se interessa por obras? Se sim, é provável que você já tenha escutado falar sobre a resina. O produto é muito utilizado na construção civil e pode ser encontrado de forma abundante na natureza, e geralmente é extraída de árvores e está presente até no petróleo.

A resina é um ingrediente importante na composição tintas, produtos plásticos, isolantes e verniz. Um produto versátil, não é mesmo?

Então, continue essa leitura para descobrir quais são os tipos de resinas e como elas são utilizadas. 

Confira!

Para que a resina é utilizada

Um fato bastante curioso é que a primeira utilidade da resina foi para cobrir danos às árvores, pois proporciona proteção absoluta contra a perda de substâncias vitais. Por ser uma substância química, quando entra em contato com o ar, a resina endurece, formando uma cobertura de “proteção”. 

Durante a história, a resina era muito valorizada e usada nas cerimônias religiosas gregas e também usada como incenso. 

Atualmente, ela é utilizada em obras, artesanato, ambientes navais e até automotivos. Porém, existem muitos tipos de resina e cada uma delas possui uma função diferente. Por isso, antes de vermos os tipos de resina, é preciso explicar as classificações que elas são divididas, sendo: resina natural e resina sintética. 

Resina Natural

Formada por plantas, essa resina é totalmente natural. A substância, que é altamente inflamável, possui um tom amarelo claro e pode ser encontrada em um estado sólido, mas pode amolecer se for aquecida a 100ºC. É muito comum achar essa resina em pinheiros. 

Resina Sintética 

Essa resina é muito utilizada na produção de tintas, adesivos, fabricação de plásticos e artesanatos, como dissemos acima. Ao contrário da resina natural, a resina sintética é feita por meio de petróleo.

Tipos de resina 

Resina Breu 

Essa resina é conhecida como “vegetal mágica”. Encontrada nas árvores da Floresta Amazônica, para ser extraída é necessário o contato com o ar para o endurecer e virar uma resina vegetal sólida.

É muito utilizada entre os músicos, que a passam no arco de instrumentos, gerando maior aderência do arco com a corda, contribuindo para a melhora do som. Ela também é usada na manutenção de cabos de aço, na medicina e em incensos. Super versátil, né? 

Resina Epóxi

A resina epóxi é muito utilizada no artesanato e na fabricação de tintas de diversos segmentos. Além disso, a resina epóxi também pode ser usada na produção de embalagens de alimentos, artigos esportivos e catalisadores. Ela é um material altamente resistente, por isso, consegue ter uma grande ligação entre os materiais. 

Resina Poliéster

A resina de poliéster é bastante utilizada na laminação e no mercado automotivo. Ela é considerada um reforço de fibra de vidro para o processo de basecoats automotivos (base solventes). Deste modo, esse tipo de resina é usada em automóveis, pois proporciona alta cobertura e contribui para os retoques.

Resina Fenólicas

Outra resina bastante versátil que é utilizada em revestimentos, fabricação de bolas de sinuca, produtos isolantes e contribui para a composição de vernizes e tintas. Essa resina é bastante popular e pode ser encontrada facilmente.

Resina Acrílica 

Com acabamento brilhante e transparente, a resina acrílica tem o poder de dar uma charme em diversos materiais de construção. Possui em sua fórmula impermeabilizantes e contribuem para tornar o material mais atraente. Pode ser utilizada em tijolos, telhas e pedras. 

Gostou desse conteúdo? Que tal compartilhar com os amigos que não sabiam que a resina tinha todas essas curiosidades? Aproveite e dê uma passada em nosso site. Lá você irá encontrar diversos materiais de construção, além de diferentes tipos de resina! 

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também