Dicas para consertar o seu encanamento 

Confira como realizar o processo de forma correta e sem intercorrências

Consertar um encanamento é um dos reparos mais comuns realizados em uma casa ou em um apartamento. Quando necessário, nem sempre vale a pena contratar um encanador para realizar o reparo. Na maioria dos casos, basta o equipamento correto e remendo para preencher o buraco de forma temporária ou até permanente.

Apesar de parecer fácil, é preciso seguir alguns passos. Neste conteúdo, reunimos algumas dicas para que você realize todo o processo da forma correta.

Continue essa leitura e confira! 

Observe atentamente o local do vazamento

Ao perceber um vazamento, é necessário verificar com bastante atenção de onde ele está surgindo para quebrar apenas no lugar que é necessário. Não tome nenhuma atitude precipitada, como quebrar toda a parede.

Pois isso pode causar problemas ainda maiores do que o vazamento. Observe atentamente onde está o local da infiltração e quebre apenas aquele lugar.

Feche o registro 

Após verificar o local do vazamento, é necessário que você feche o registro e elimine toda a água do encanamento, ou seja, esvaziar a caixa d’agua  para facilitar o seu trabalho na hora de consertar o cano.

Remova a peça quebrada 

Quando ocorre um vazamento significa que o tubo de PVC responsável pelas conexões até a caixa d’água está rachado ou furado.  Por isso, verifique qual tubo está causando o vazamento e substitua-o. Caso você não tenha um tubo de PVC reserva, em nosso site tem diversas opções para te ajudar na troca do seu encanamento.

Meça o novo tubo 

Tubos de PVC geralmente são vendidos em um tamanho maior do que o necessário para fazer o reparo. Então, assim que você tiver com a nova peça, com o auxílio de uma fita métrica, meça o tamanho do tubo que você irá precisar. Após a medição, crie uma abertura de encaixe para o que o tubo possa encaixar com as outras partes do encanamento e lixe, para que a peça seja moldada de acordo com as curvas da conexão.

Peças no lugar 

Antes de pôr as peças no lugar, é necessário lixá-las internamente para facilitar a aderência. Para conexão dos tubos é necessário utilizar uma cola de contato. Passe a cola em volta do tubo e encaixe com a conexão. Aguarde cerca de 2 horas para ligar novamente o registro e pronto! O seu encantamento está consertado.

Gostou das dicas?

Não se esqueça! Na Obra Azul tem tudo o que você precisa quando o assunto é material de construção e você ainda pode receber tudo no conforto da sua casa. 

Agora que você finalizou este conteúdo, dê uma passadinha em nosso site e confira as nossas ofertas!

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também