Outubro Rosa: tudo sobre o mês dedicado à prevenção do câncer de mama

Em 2021 foram 66 mil novos casos da doença

Conhecido em todo o mundo como o mês que faz referência aos cuidados e prevenção ao câncer de mama, o “Outubro Rosa” é um movimento que começou nos anos 90 e possui como objetivo falar sobre a saúde da mulher, em especial, ao câncer de mama e câncer do colo do útero. De acordo com os dados, apenas no ano passado, foram estimados mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, sendo 61,61 de casos a cada 100 mil mulheres. 

E a campanha do “Outubro Rosa” é exatamente para realizar a conscientização, levar informação e incentivar as mulheres a realizarem exames periódicos e cuidarem de sua saúde.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor causado pela multiplicação anormal das células da mama. Com diversos tipos e estágios, alguns acabam se desenvolvendo de forma mais rápida do que outros. 

Os tumores que causam o câncer de mama são chamados de carcinomas ductais e lobulares. Além disso, existem também os linfomas e sarcomas, que são mais raros, porém, aparecem.

Como prevenir o câncer de mama?

Assim como outras doenças, com práticas simples é possível prevenir o câncer de mama.
Se alimentar de forma saudável, manter o corpo em movimento e evitar sobrepeso e bebidas alcoólicas são algumas das formas de prevenir. Além disso, realizar exames de rotina e estar sempre atento aos sinais do corpo também contribuem e facilitam o diagnóstico precoce.

Quais são os sintomas do câncer de mama?

Para descobrir o câncer de mama é preciso ficar atento aos sinais do corpo. Por isso, separamos alguns dos principais sintomas sentidos pelas mulheres.

  • Nódulo endurecido e indolor na mama;
  • Pele da mama com textura de uma casca de laranja;
  • Alteração no mamilo;
  • Pequenos nódulos na axila;
  • Saída de líquido dos seios.

Diagnóstico do câncer de mama

Prevenir é sempre o melhor remédio. Mas ir ao médico, fazer exames periódicos e o autoexame também são formas de descobrir de forma precoce o câncer e começar o tratamento.

E para isso você pode, além de fazer o autoexame, como citamos acima, realizar a mamografia de rastreamento ou observar se está saindo de forma espontânea um líquido de sua mama. Estas são algumas das formas de diagnosticar o câncer de mama.

Como tratar o câncer de mama?

Para cada tipo de tumor existe um tratamento específico, entre eles estão a quimioterapia, radioterapia, terapia alvo e imunoterapia. Além disso, existe também a cirurgia para retirada do tumor, que pode acontecer em alguns casos.

Deter informação é essencial em todos os casos. E é importante dizer que, mesmo com uma grande incidência nas mulheres, o câncer de mama também afeta os homens. Por isso, além de incentivar as mulheres que estão à sua volta, eles também precisam entender os sinais e se cuidarem.

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também