Pressão e vazamentos: como solucionar os principais problemas com a caixa d’água?

Saiba como evitar possíveis intercorrências com a sua caixa d'água

As caixas d’águas são produtos que geralmente são instalados em lugares de pouco acesso.  Por isso, elas costumam ficar escondidas e acabam sendo esquecidas. Porém, a realização de manutenções preventivas de seus componentes internos e de seus sistemas internos de abastecimento são de extrema importância. 

Realizar as manutenções de forma correta pode evitar diversos problemas que provocam dor de cabeça aos proprietários, como vazamentos e falta de pressão da água. São problemas que podem acrescentar (e muito!) no valor das contas d’água. Se as manutenções forem realizadas de maneira correta, todos esses problemas podem ser evitados. 

Continue esta leitura para saber mais sobre como evitar problemas com a caixa d’água.

A caixa d’água é apenas um produto de um conjunto do sistema de abastecimento. Esse conjunto é composto por: caixa d’água, encanamento e hidrômetro. Todos os componentes desse conjunto devem receber a devida atenção periódica dos proprietários para evitar qualquer problema no sistema de água do estabelecimento residencial ou comercial.

A falta de manutenção do sistema de abastecimento pode gerar o aparecimento de alguns inimigos, como problemas com a boia e falta de higiene da caixa. Como foi falado anteriormente, pelo fato das caixas d’água serem instaladas fora das residências, elas acabam ficando esquecidas, podendo criar limo e comprometendo todo o sistema da mesma ou até mesmo desenvolver problemas de saúde aos residentes da casa/estabelecimento. 

Confira abaixo algumas dicas que selecionamos para te ajudar a solucionar problemas com a caixa d’água:

1- Realize limpezas periódicas da caixa d”água 

Você lembra da última vez que a sua caixa d’água passou por uma limpeza ou manutenção? Se a resposta for não, é melhor você providenciar isso o quanto antes. Essa medida é de extrema importância, porque ao fazer essas limpezas periódicas, você já consegue identificar problemas com a boia, rachaduras, vazamentos, má vedação da tampa e etc. A higienização deve ocorrer no mínimo a cada seis meses. Mas isso depende do ambiente e do tamanho da caixa d’água.

2 – Mantenha a caixa d’água tampada

Nada adianta você fazer a higienização e manutenção da sua caixa d’água e manter a tampa dela aberta. Não é mesmo? Por isso, é muito importante você ter esse cuidado. Assim você evita que caia sujeira e até bichos, que podem ser levados ao encanamento e prejudicar a passagem da água. 

3- Hidrômetros

Fique de olho no hidrômetro! Pode parecer que não, mas eles também precisam de manutenção. Com o passar do tempo, o material vai enferrujando, podendo perder a sua funcionalidade, por isso é tão importante mantê-lo em perfeito estado. 

Se você seguir esses 3 passos, pode ter a certeza que a sua caixa d’água estará segura e protegida. 

Agora que você sabe como proteger a sua caixa d’água de possíveis problemas. Que tal visitar o nosso site?

Gostou do conteúdo?

Clique nos links abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Veja Também